Ensinar e aprender Português

31-01-2022

Fernanda Leopoldina Viana

O tema ganhou especial relevo com as aulas a distância durante o fecho das escolas e com o isolamento profilático de muitos alunos e professores.

"Ensinar e Aprender Português" é um recurso pedagógico digital que, como o próprio nome indica, se destina ao ensino do português no 1º ciclo do ensino básico, e que vai ao encontro de uma visão, que se reconhece ambiciosa, de integrar o ensino de conteúdos específicos sustentada nos dados da investigação sobre a aprendizagem, sobre a motivação, sobre os modelos multinível e sobre o ensino da leitura e da escrita num ambiente digital. No ano letivo de 2021/2022 estão apenas disponíveis os recursos para os alunos do 1º e do 2º ano de escolaridade.

Os domínios contemplados incluem: o ensino da leitura (no sentido mais restrito da decodificação), a compreensão oral, a compreensão da leitura, a fluência de leitura, a escrita e a educação literária. As atividades, autoexecutáveis e organizadas em sequências didáticas, são apoiadas por vídeos, animações multimédia e um conjunto de oito tutores virtuais que modelam, apresentam instruções, dão feedback, fornecem explicações e interagem com o aluno, visando apoiar a construção de narrativas autorregulatórias e modelar estratégias de pensamento. A disponibilização desta ferramenta educativa num ambiente digital permite que cada aluno possa progredir ao seu próprio ritmo.

Em cada domínio, as atividades estão organizadas numa sequência que, em tudo, se assemelha às mudanças de níveis num jogo digital, ao longo das quais o aluno vai progredindo. A maior parte das atividades é corrigida de modo automático, com feedback ao aluno, maximizando a sua autonomia e promovendo a autorregulação.

Nos recursos destinados aos professores, estão disponíveis vídeos de curta duração que, além de guiarem a exploração do "Ensinar e Aprender Português", fornecem a justificação teórico-conceptual em relação às opções tomadas. A plataforma disponibiliza ainda provas de rastreio, a realizar no início de cada ano letivo, e provas de monitorização das aprendizagens. Estas provas são, na sua maioria, cotadas de forma automática, e também de forma automática gerados relatórios, acessíveis apenas ao respetivo professor. O "Ensinar e Aprender português" permite a organização de um sistema de ensino presencial, a distância e em b-learning.

Esta funcionalidade ganhou especial relevo com as aulas a distância durante o encerramento das escolas e com o isolamento profilático de muitos alunos e professores, tanto mais que cada professor pode selecionar as tarefas específicas a sugerir a cada aluno. Os resultados obtidos em relação à sua utilização têm mostrado uma grande adesão por parte de alunos, pais e professores. Tem mostrado, ainda, ser extremamente útil para turmas com mais do que um ano de escolaridade e para o ensino do Português em comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo.

É realmente um recurso inovador, com uma sólida sustentação teórica. Integram a equipa que o desenvolveu investigadores e docentes de várias áreas científicas de três centros de investigação. Dois da Universidade do Minho - Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) e Centro de Investigação em Psicologia (CIPsi) e um da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto - Centro de Investigação e Inovação em Educação. O software que o suporta foi desenvolvido pela Lusoinfo Multimédia II e Edubox, havendo mais detalhes na brochura informativa.

Professora aposentada do Instituto de Educação da UMinho e investigadora do CIEC