As iniciativas da comunidade da UMinho tornam esta quadra especial

21-12-2022 | Nuno Passos

O Coro de Alunos da Licenciatura de Música da UMinho atuou na Igreja de Santa Cruz, em Braga

O Coro Académico da UMinho promoveu o concerto solidário "XXVII Puer Natus Est", na Sé de Braga

O Quarteto de Clarinetes do Departamento de Música a atuar no salão medieval da Reitoria, sob a direção de Vítor Matos

O Gabinete de Alunos de Engenharia Biomédica fez em Gualtar uma ação solidária com músicos do Got Talent e The Voice

A Tuna de Medicina da UMinho a animar os utentes do Hospital de Braga

A Tuna Universitária do Minho em mais uma edição da Aldeia dos Presépios de Garfe, na Póvoa de Lanhoso

O Grupo de Fados e Serenatas da UMinho anima os idosos da IPSS de Cabreiros, Braga

O filme "O Natal do Bruno Aleixo" teve a antestreia no 20º Bragacine, promovido pelo 7ª Arte/Cine.UM - Cineclube da UMinho

O Shortcutz Guimarães, com (ex-)alunos da UMinho, tem hoje a sessão final no cineclube local com as melhores curtas do ano

Uma hora do conto com alunos do Centro Social de Lomar, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, em Braga

Adaptação de brinquedos pelos alunos do Laboratório de Automação e Robótica da UMinho, em Guimarães

A Tradição de Sabores na feirinha de Natal anual dos Serviços de Ação Social da UMinho, no campus de Gualtar, em Braga

Alguns bens da Feirinha de Natal na sede da Associação de Funcionários da UMinho (AFUM), que fica até janeiro em Gualtar

A AFUM propôs também aos funcionários o habitual circo natalício, no Altice Forum Braga

O SolidariUM une 24 núcleos estudantis da UMinho em ações como recolha de bens nos campi de Gualtar, Azurém e Couros

O Curtir Ciência desafia os participantes a criarem globos de neve, entre outras oficinas

A exposição "Dualidades", de Paula Berteotti, na Galeria do Paço - Reitoria da UMinho, em Braga

A exposição "Saramago Mediterrâneo", no espaço B-Lounge das bibliotecas gerais da UMinho em Braga e Guimarães

Exposição "Observatorium”, de Adélia Gonçalves, no Museu Nogueira da Silva, em Braga

Exposição "Relógios de Sol", da Escola de Ciências da UMinho, no Museu dos Biscainhos, em Braga

Exposição "Humaniz(Arte) - Os Direitos Humanos pelo olhar dos jovens", na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, em Braga

Exposição "Amazing Microorganisms", do consórcio europeu MIRRI, no hall do edifício 1 do campus de Gualtar, em Braga

Exposição "Laboratório-Museu”, das escolas secundárias de Guimarães, no Curtir Ciência, em Guimarães

Exposição “Estructuras de escenarios nomades”, de Xaime Fuentes, na Casa Museu de Monção

1 / 24

Concertos, oficinas, feirinhas, exposições e recolhas de bens, entre tantas ações em várias localidades, estão a marcar o período natalício.




Por exemplo, já houve dezena e meia de atuações de grupos culturais desta academia, como o Coro Académico, o Grupo Folclórico, o Grupo de Fados e Serenatas, a Tuna de Medicina, a Tuna Universitária do Minho ou os alunos de licenciatura e mestrado em Música. Há até comissões de cursos com adereços da época a cantar a capella no centro histórico de Braga e de Guimarães.

Na cidade dos arcebispos, os espetáculos ocorrem em geral na praça municipal, em igrejas ou no salão medieval da Reitoria, que também acolheu esta quarta-feira o Quarteto de Clarinetes do Departamento de Música da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da UMinho. O salão medieval é ainda palco do ciclo de música erudita "Uma Viagem de Inverno" a 23 e 29 de dezembro e a 3 e 6 de janeiro de 2023, sempre às 19h00, respetivamente com a Orquestra Sinfonietta de Braga, o Daniel Bernardes Trio + Drumming GP e o Ibertrio nas duas sessões finais. Todas as atividades têm entrada livre.


Estudantes solidários

Várias das iniciativas têm fins solidários e partem de núcleos estudantis da UMinho - 24 deles uniram-se no movimento “SolidariUM” e, por exemplo, têm locais sinalizados nos campi de Gualtar (Braga), Azurém e Couros (ambos em Guimarães) para a recolha de alimentos, vestuário e brinquedos, que vão reverter para a Cruz Vermelha e a Refood. O núcleo AIS.SC UMinho e a comissão de festas de Gestão de Sistemas de Informação angariaram igualmente há dias quase uma centena de géneros alimentícios. Já o Grupo de Estudantes de Engenharia Biomédica realizou no dia 16 o “Biomédica+”, em Gualtar, com atuações de Gonçalo Pires (Got Talent), Gaby Araújo (The Voice) e contributos a favor da Cáritas e do Lar de Santa Estefânia.

Por seu turno, o Centro de Estudos de Administração Pública colaborou uma semana no refeitório social, armazém e roupeiro da Cáritas. E o Núcleo de Estudantes de Medicina (NEMUM) procurou na iniciativa “Dar(-te)” apadrinhar desejos natalícios de crianças e jovens institucionalizados do Centro Cultural e Social de Santo Adrião, em Braga. Inspirado pelo projeto Bon-Dja São Tomé, o Núcleo de Estudantes de Física recolhe igualmente roupas, lençóis e toalhas para enviar a uma associação daquele país africano. E a Associação de Estudantes de Direito sugere a adesão à Volunteam e generosidade em doações, voluntariado e visitas a instituições de idosos e de crianças.

No Laboratório de Automação e Robótica, em Azurém, adapta-se brinquedos eletrónicos há 15 quadras natalícias, para que possam ser acionados por crianças com paralisia cerebral. Os alunos e o professor Fernando Ribeiro fizeram o trabalho no início do mês e entregaram 81 brinquedos nos dias 19 e 21, em Guimarães e Infesta. A ação teve o apoio do botnroll.com, Salus Live, Município de Guimarães e Sociedade Martins Sarmento.


A magia do circo

O Departamento de Desporto e Cultura dos Serviços de Ação Social (SASUM) volta a realizar este mês a campanha "Oferece e faz uma criança feliz!". Os interessados podem deixar brinquedos e roupas de criança (0-16 anos) junto à árvore de Natal no átrio dos complexos desportivos dos campi de Gualtar (Braga) e Azurém (Guimarães). O material entregue reverte para famílias e instituições sociais dos concelhos de Braga e Guimarães. Os SASUM promoveram também a Feirinha de Natal no bar do grill em Gualtar, com a participação da APPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental), a Mizarte (reciclagem artística, bordados) e a Tradição de Sabores (gastronomia, produtos regionais).

A pouca distância, decorre até 6 de janeiro o 9º Mercadinho de Natal da Associação de Funcionários da UMinho (AFUM), na sua sede. Compotas, licores, bijuteria, decorações, figuras, peças em croché e caixas em madeira são algumas sugestões. O espaço acolhe ainda a Feira de Produtos em 2ª Mão, dos alunos de Educação Básica da UMinho, no âmbito da disciplina de Educação Ambiental. Vale a pena espreitar. A AFUM, aliás, não pára esta época. Propôs uma relaxante massagem “Open Day Deeplyzen Spa”, desafiou trabalhadores e famílias para uma festa natalícia com circo no Altice Forum (não faltaram desde ginastas aéreos a atrações surpresa) e dinamiza estes dias um campo de férias para os filhos menores dos trabalhadores da UMinho.


Aniversário em cheio

A Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (BLCS), ligada à UMinho e ao Município de Braga, assinala hoje o 18º aniversário com um programa cheio: ilusionismo de Karter Mendes, mural de Patrícia Ferreira, medley natalício da Academia Allegro, teatro “A Jóia de interior” pelo Tin.Bra, prémios aos leitores e aos vencedores do concurso Conto de Natal e, ainda, conferência e atuação do grupo Origem Tradicional.

Nesta quadra, a BLCS promoveu também o concurso Camisolas de Natal em Famílias (em votação no facebook até final do ano), a sessão do conto e confeção de biscoitos a partir do livro “O Hotel Extravagância de Natal” de Tracey Corderoy, a oficina de olaria “Um anjo para o Natal”, o workshop de decoração de sacos de pano por Kátia Santos e uma hora do conto levada ao jardim de infância de Dume e ao Centro Social Imaculada Conceição. Esta quinta-feira somam-se "A magia do… Era uma vez...", por Ivone da Paz Soares, a oficina plástica "Coroa de Natal", por Ana Sofia Maia e na tarde do dia 28 há a oficina workshop “Sementes de Ano Novo”, com Raquel Marinho.


Ciência e filmes

O Curtir Ciência - Centro Ciência Viva de Guimarães, em Couros, propõe até dia 30 as oficinas “Biscoitos de Gengibre” e “Globos de Neve” para seniores, enquanto crianças e famílias têm o escape room “Desafio de Natal” ou as oficinas “Renas Elétricas” e “Micro:Bits”. Há também outras atividades para grupos, como fazer gomas, sabonetes, velas aromáticas ou imaginar personagens do Eco-Natal.

O Bragacine, primeiro festival de cinema independente em Portugal, promovido pelo 7ª Arte/Cine.UM - Cineclube da UMinho, abriu a sua 20ª edição nos cinemas Braga Parque com a antestreia do filme “O Natal do Bruno Aleixo”, de João Moreira e Pedro Santo. Já na cidade-berço, a sessão final do Shortcutz 2022, que envolve (ex-)alunos da UMinho, é no solstício de inverno (hoje), às 21h30, no Cineclube de Guimarães. Prevê-se a exibição das curtas-metragens premiadas do ano, da favorita do público e de “O Tasqueiro”, de Aki Kaurismaki, na presença do cineasta convidado Rodrigo Areias.

 
Exposições para todos
 
Quem gosta de exposições, tem muito por onde escolher. Em Braga, sugere-se a mostra “Dualidades”, de Paula Berteotti, na Galeria do Paço - Reitoria da UMinho; “Observatorium”, da artista plástica Adélia Gonçalves, no Museu Nogueira da Silva; “Música Tradicional Minhota e Instrumentos Tradicionais” e “Os Direitos Humanos pelo Olhar dos Jovens”, da Oikos e Pandemonium, na BLCS; “Relógios de Sol”, da Escola de Ciências, no Museu dos Biscainhos; "Amazing Microorganisms", do consórcio europeu MIRRI, no edifício 1 do campus de Gualtar; e “Saramago Mediterrâneo”, de artistas mediterrânicos e lusófonos, na Biblioteca Geral em Gualtar, passando de 4 de janeiro a 23 de fevereiro para a Biblioteca Geral em Azurém.

O périplo prossegue com a exibição “Estructuras de escenarios nomades”, do pintor e escultor galego Xaime Fuentes, na Casa Museu de Monção; “Laboratório-Museu”, das escolas secundárias de Guimarães, no Curtir Ciência; “30 anos de História”, da Tun'Obebes - Tuna Feminina de Engenharia da UMinho, no Círculo de Arte e Recreio (Guimarães); e "Cartografia Manuel Botelho: Obra e Projeto", dos professores Bruno Baldaia e Carlos Maia, entre outros, na Fundação Marques da Silva (Porto). Convém só verificar os dias de férias de cada entidade, para não ir lá em vão. Como vê, não faltam motivos e atividades para tornar esta quadra especial. Assim sendo, Boas Festas!