Dez peças de teatro à nossa espera

23-12-2021

Na UMinho, Francesca Rayner é diretora da licenciatura em Teatro, investigadora do Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM) e professora auxiliar da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas (ELACH)

Francesca Rayner, diretora do curso de Teatro e professora da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas, deixa-nos sugestões de performances para a pausa letiva.

Após as dez sugestões natalícias de livros por Maria do Carmo Mendes Ribeiro, de músicas por Ângelo Martingo, de filmes por Martin Dale e de séries televisivas por Xaquín Núnez-Sabarís, Francesca Rayner aceitou o desafio de escolher duas mãos cheias de peças teatrais imperdíveis, percorrendo séculos, geografias e narrativas. Algumas já saíram de cena, mas podem ser vistas, no seu todo ou em parte, em plataformas como o YouTube.

Aurora Negra - Cleo Tavares, Isabél Zuaa e Nádia Yracema (2021)
Projeto Vencedor da Bolsa Amélia Rey Colaço. Texto criado por Cleo Tavares, Isabél Zuaa e Nádia Yracema. Uma peça sobre experiências de racismo quotidiano e da marginalização de atrizes negras no teatro.

Atlas - Ana Borralho e João Galante (2011)
Cem amadores em cena a falar dos seus empregos (ou falta de empregos) não parece uma premissa muito interessante para um texto/espetáculo, mas foi um dos espetáculos que mais me fez relembrar a importância social e política do teatro.

A Gaivota - Anton Tchékhov (1896)
Uma peça sobre o conflito entre a tradição e a inovação no teatro. Na encenação de Nuno Cardoso (2010), o lago dramático tornou-se num espaço de cena líquido. Cada personagem tinha um movimento distintivo dentro da água. Um ambiente ao mesmo tempo leve e pesado.

Medida por Medida - William Shakespeare (1604)
Uma tragicomédia sobre sexualidade, autoridade e poder. Enquanto o Duque sai de cena para poder espiar os seus sujeitos, o seu deputado rigoroso descobre que não é tão rigoroso como pensava quando uma freira entra em cena.

By Heart - Tiago Rodrigues (2013)
Uma peça sobre a importância de decorar “by heart and not by brain”. Junta histórias pessoais e políticas para revindicar a importância do teatro como repositório das memórias culturais de uma sociedade.

Ear for Eye - debbie tucker green (2018)
Uma peça que nos faz lembrar que a luta pelos diretos civis da população negra nos Estados Unidos e no Reino (Des)Unido foi sempre acompanhada de violência. Coloca uma questão aos pais: é melhor avisar os filhos que vão sofrer racismo e violência durante as suas vidas ou nada dizer e esperar que o/a filho/a não passe por estas experiências?

Human Animals - Stef Smith (2016)
Uma peça distópica na qual os animais estão a desaparecer num ambiente de paranoia e de medo. As pessoas podem habituar-se a coisas terríveis. Não é preciso muito para as coisas começarem a desmoronar...

Os Meus Sentimentos - Mónica Calle (2013)
Baseado no livro homónimo de Dulce Maria Cardoso, só uma performer como Mónica Calle poderia passar seis horas com o público simplesmente a contar uma história com intervalos para comer e beber e para dançar. Uma das criadoras mais importantes da cena contemporânea.

Angels in America - Tony Kushner (1991)
Uma peça épica LGBTQI+ que fala da SIDA, da hipocrisia e da necessidade de todxs terem um anjo a velar por nós. Combina a realidade dura e a fantasia num retrato da sociedade norte-americana do início da década.

Fausta - Patrícia Portela (2014)
Uma das escritoras mais originais da atualidade. A sua Fausta é uma mulher cientista que narra a sua vida depois de morta. Fala de um dia em que não conseguiu sair de casa e as almas que passaram pelas suas mãos.